Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemora bons resultados da Semana do Meio Ambiente em Pedro Canário

24 de junho de 2023 às 10h00.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG) realizou entre os dias 18 a 23 de junho, a Semana do Meio Ambiente em Pedro Canário. Com o tema: “Sustentabilidade em Nossas Mãos” as principais ações foram realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

“A nossa semana foi bem intensa e recheada de ações que visam a preservação do meio ambiente. Começamos no domingo com ação promocional na Copa Capixaba de MTB, em parceria com a Secretaria de Esporte. Nos outros dias, ofertamos aos alunos o Cine Ambiental, que aconteceu nas escolas EMPEIF José Francisco Cordeiro e CEIM Eunice dos Santos Rodrigues, no distrito de Floresta do Sul e Comunidade Carapina. Outra ação importante que apresentamos para a comunidade, foi a realização da Caminhada Ecológica, que contemplou a sede do município e o distrito de Cristal do Norte.” detalhou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilberto Coelho.

A bióloga Mayane Bayerl, reforçou a importância do plantio de 50 mudas de árvores que aconteceu nesta sexta-feira (23) no bairro Esplanada. “A arborização urbana proporciona a cidade inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora, visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, é de fundamental importância que exista um bom planejamento para a adaptação das espécies arbóreas escolhidas e inseridas no espaço urbano, evitando assim, problemas e prejuízos envolvendo a rede elétrica, rede de água e a rede de esgoto nas vias” – finalizou.

As 50 mudas plantadas são da espécie Samambaia, típica da Mata Atlântica, bioma em que o município de Pedro Canário pertence. Ela é uma árvore bastante utilizada para o paisagístico, devido ao porte pequeno e copa bem fechada, arredondada e simétrica, que oferece sombra fresca em altas temperaturas. Seu tronco é escuro, marrom acinzentado, com casca irregular em escamas. A floração ocorre na primavera e verão, com flores pequenas, amarelas e delicadamente perfumadas.

Essa espécie é indicada principalmente para arborização urbana, por não conter raízes agressivas, deixando calçadas e ruas com pavimentação em bloquetes sem danos na estrutura.