Campanha do Apadrinhamento: Conheça o programa e participe do dia D

16 de abril de 2024 às 11h00.

A Prefeitura de Pedro Canário por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realizará na terça-feira (30 de abril) no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), o Dia D da campanha de Apadrinhamento, das 08 às 11h. O Programa busca oferecer experiências afetivas às crianças e adolescentes que estão resguardados por medidas de proteção, no Abrigo Institucional da nossa cidade.

“Apadrinhar afetivamente é contribuir para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente que necessitam de referências familiares. É cuidar, dar afeto, orientar, estimular nos estudos, proporcionar momentos de lazer, impor limites, para crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional e que tenha pouca possibilidade de serem adotados”, disse a secretária de Assistência Social, Deliane Freitas.

A partir do apadrinhamento afetivo crianças e adolescentes têm oportunidade de ver o mundo de uma forma diferente, já que poderão ter experiências significativas, com modelos positivos que irão favorecer novas aprendizagens.

O Programa visa a cumprir o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente no qual preconiza: Direito a Convivência Familiar e Comunitária.

Modalidades de apadrinhamento

- Padrinho afetivo: é aquele que visita regularmente a criança ou o adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando-lhe a promoção social e afetiva, revelando possibilidades de convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes.

- Padrinho prestador de serviços: consiste no profissional ou empresas que, por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, se cadastrem para atender crianças e adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade, apresentando um plano de atividades.

- Padrinho provedor: é aquele que dá suporte material ou financeiro à criança ou adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou contribuição financeira para alguma demanda específica.

Objetivos do programa é proporcionar a convivência familiar e comunitária a crianças ou adolescentes que foram destituídos ou suspensos do poder familiar, com remotas possibilidades de reintegração à família de origem ou extensa e de inserção em família substituta. Proporcionar aos padrinhos/madrinhas formação e acompanhamento para auxiliá-los em estratégias. Contribuir para que crianças ou adolescentes acolhidos tenham possibilidade de construir e manter vínculos.

- Quem pode participar?

Maior de 18 anos; ter 16 anos de diferença de idade entre o padrinho/madrinha e o afilhado; não ser postulante à adoção; preferencialmente ser morador de Pedro Canário.

- Documentos necessários:

Cópia da carteira de identidade ou documento oficial com foto.

Cópia do CPF.

Cópia do comprovante de residência.

Certidões negativas cível e criminal.

Coordenador de Comunicação - Henrique Ribeiro

Jornalismo - Daniel Viana.