Alunos visitam Usina de Reciclagem e plantam mudas de árvores em Pedro Canário

25 de junho de 2024 às 15h02.

Em uma nova iniciativa voltada para a educação ambiental, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pedro Canário organizou uma visita educativa para 25 alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Edward Abreu do Nascimento. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e participaram do plantio de mudas de árvores nativas no local.

A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, cujo objetivo é promover a proteção do Bioma da Mata Atlântica, incluindo solo, água e ar. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o destino adequado dos resíduos sólidos gerados no município. Pedro Canário possui o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Dentro do PMGIRS, foi implementado o Projeto da Coleta Seletiva (CS) através do Programa Cidade Limpa, que atualmente atende o centro e alguns bairros, com planos de expansão para todas as áreas do município.

Os estudantes também conheceram o processo de transbordo dos resíduos sólidos não aproveitáveis na coleta seletiva, que são destinados a locais ambientalmente corretos. Além disso, participaram do plantio de árvores nativas, incluindo mudas de Ipê Roxo, Pau Cigana e Mutambo, com o apoio da Secretaria de Obras. As mudas foram doadas pela SUZANO, uma empresa parceira do município.

O Engenheiro Ambiental Joney Fernandes, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAG), destacou a importância da Semana do Meio Ambiente como uma oportunidade para disseminar conhecimentos sobre preservação ambiental e sustentabilidade. "Aprender sobre os desafios ambientais ajuda as crianças a desenvolverem uma compreensão das ações humanas no meio ambiente, os impactos causados e as formas de mitigá-los", afirmou Fernandes.

Esta iniciativa reforça o compromisso de Pedro Canário com a educação ambiental e a sustentabilidade, integrando alunos e comunidade em ações que visam a preservação do meio ambiente e a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis para o futuro.